No seguimento da política de requalificação do centro urbano, inserida no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, a Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de S. Miguel e S. João inauguraram a Requalificação da avenida Abade de Tagilde, no domingo, dia 17 de março.
O investimento nas artérias da cidade resulta num total de cerca de 22 milhões de euros, sendo investimento próprio cerca de 8 milhões de euros e comparticipação da Administração Central e fundos comunitários de cerca de 14 milhões de euros.
A avenida foi requalificada na sua totalidade pelos funcionários municipais.

DISCURSO DO PRESIDENTE JOSÉ ARMANDO BRANCO

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado.
Na sua pessoa cumprimento os demais presentes nesta cerimónia de inauguração da requalificação da Avenida Abade de Tagilde.

Depois de ontem terem sido inaugurados os passadiços, obra de grande vulto e de atração turística para o nosso concelho, pela qual lhe presto os meus parabéns, hoje estamos de volta a outra vertente que tem merecido da sua parte especial atenção como é o caso do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e o Plano de Ação Regeneração Urbana Sustentável.

Esta Avenida, cuja toponímia honra o Abade de Tagilde, Padre João Gomes de Oliveira Guimarães, nascido em Mascotelos-Guimarães em 1853 e falecido em Tagilde-Vizela em 1912, e que para além de sacerdote católico foi um político destemido e um influente historiador do património local, há muito merecia uma intervenção séria e cuidada como acabou por acontecer.
Estou feliz por isso pois esta é uma das principais artérias da nossa cidade e que é calcorreada diariamente por muitas centenas de pessoas e veículos.

Como ontem o Sr. Presidente frisou, em seis anos da sua liderança já foram executadas uma centena de obras sendo esta a 101 o que é um feito verdadeiramente notável.
Todos nós sabemos que há ainda outras obras em agenda (como as Teixugueiras, o Castelo, o Parque das Termas, o acesso à rotunda do estádio, etc.) que a breve trecho verão a luz do dia pelo engrandecimento de Vizela. Aguardamos ansiosamente a sua concretização.

Esta tem sido a marcha dos últimos anos com o Dr. Victor Hugo Salgado ao leme e que jamais irá parar.
O verdadeiro político não fica a contemplar a obra feita pois terminada uma já está sintonizado com a próxima.
A Regeneração Urbana de Vizela aposta no progresso e simultaneamente na preservação da história das suas ruas, praças e monumentos. Esse cuidado é de louvar.
Foi esse o espírito do Abade de Tagilde que centrou a sua ação na evolução e valorização da história. Tem sido tambem esse o espírito do Sr. Presidente da Câmara. Falam por si todas as obras realizadas e as outras que irão acontecer.
Por cada obra que é inaugurada, o nosso jovem concelho fica mais bonito, atrativo e funcional.
Vizela e a vizelenses só têm de lhe agrader a si Sr. Presidente Victor Hugo Salgado por todo o seu empenho e dedicação.
Muito obrigado e viva Vizela.

JOSE ARMANDO BRANCO