No passado dia 23 de maio foi inaugurada a requalificação da Avenida Domingos Vaz Pinheiro e simultaneamente prestada uma homenagem póstuma ao ex industrial e ex provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela com a presença da família, da Câmara Municipal de Vizela e da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas.

O Presidente da União de Freguesias, José Armando Branco proferiu o seguinte discurso:

Ex.mo Sr. Dr. Victor Hugo Salgado, digníssimo presidente da Câmara Municipal de Vizela.
Permita me que na sua pessoa cumprimente todos os presentes e muito especialmente os familiares do saudoso e Amigo Sr. Domingos Vaz Pinheiro.

Encontramo-nos aqui hoje para solenemente recordar um homem que tinha Vizela no coração.
Um homem com o qual trabalhei no associativismo local, que era meu prezado Amigo e com quem aprendi imenso.
Domingos Vaz Pinheiro foi um grande benemérito e dirigente das instituições locais como os Bombeiros ;
– No Futebol Clube de Vizela onde foi o primeiro presidente a dar um título nacional da 3ª Divisão a este clube;
– Na Santa Casa da Misericórdia de Vizela onde viu muito à frente dotando esta instituição de cariz social das mais futuristas instalações como o Lar Torres Soares, as creches e a Unidade de Cuidados Continuados;
– Foi fundador da Rádio Vizela e do Rotary Club de Vizela e seu primeiro presidente.
– Preocupou-se com a luta autonómica de Vizela, fez parte do MRCV e patrocinou a viagem dos centenas de vizelenses à Assembleia da República.
– Domingos Vaz Pinheiro integrou a Assembleia de freguesia de S. João das Caldas num período difícil da vida autárquica local quando Vizela vivia completamente abandonada por Guimarães.

– Domingos Pinheiro foi um homem empreendedor criando centenas de postos de trabalho que foram o garante do modo de vida e sustentabilidade de muitas famílias de Vizela.
– Era um homem que não sabia dizer não e a todos ajudava. Era solidário e compreensivo.
A sua partida para a eternidade em Dezembro de 2017 deixou em todos nós um pesado vazio e uma perda que Vizela jamais esqueceu. Esta homenagem póstuma vem ao encontro da saudade que todos sentimos e do reconhecimento que todos lhe devemos agora e sempre.
Felizmente, Domingos Vaz Pinheiro deixou descendentes que muito me orgulha ter como amigos e são, tal como o seu pai, reconhecidos bons vizelenses.

José Vaz Pinheiro, Narciso Vaz Pinheiro e Paulo Vaz Pinheiro honram o nome do seu progenitor seguindo-lhe os passos no associativismo, no mundo laboral e no amor a Vizela. Felicito-os com todo o carinho sem esquecer as suas famílias.
Por último uma palavra de apreço para o Dr. Victor Hugo Salgado que tem aliado ao grande desenvolvimento operado em Vizela o justo reconhecimento de altruístas vizelenses como foi com toda a certeza o saudoso Sr. Domingos Vaz Pinheiro a quem hoje como ontem rendemos o nosso preito de gratidão.
Obrigado por tudo Domingos Vaz Pinheiro.
Que Deus o tenha a seu lado.