Foi inaugurada no dia 5 de Agosto a Praça 50 Anos do 25 de Abril no Parque das Termas e a segunda fase de requalificação do Parque pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado e pelo presidente da União de Freguesias, José Armando Branco.

Na ocasião, o nosso Presidente José Armando Branco proferiu o seguinte discurso:

Muito boa tarde Dr. Victor Hugo Salgado, digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Vizela.
Na sua ilustre pessoa, cumprimento todos os presentes.

Estamos aqui hoje para de forma radiante procedermos à inauguração da segunda fase da requalificação do pulmão de Vizela e, simultaneamente, evocar duas importantíssimas datas da história de Portugal: o 25 de Abril de 1974  e o 5 de Agosto de 1982.

Uma e outra data simbolizam a vontade férrea do Povo pela sua liberdade e pelo progresso das suas terras.
E que melhor pessoa do que o Sr. Presidente da Câmara para representar o progresso? Nenhuma.

Paulatinamente temo-nos encontrado em inaugurações atrás de inaugurações, quase todas arrojadas, e a requalificação do Parque das Termas, embora ainda aguardando a terceira fase é já por si só, sinónimo de grandeza e coragem porque não há obras sem coragem nem grandeza.

Quando este parque foi construído entre 1884 e 1886 pelo horticultor José Marques Loureiro e pelo jardineiro-paisagista Jerónimo Monteiro da Costa, estavam todos longe de imaginar que a maior intervenção de sempre só ocorreria 138 anos depois. Intervenção esta sob os auspícios da Câmara Municipal de Vizela liderada pelo Dr. Victor Hugo Salgado e quiçá pela União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas à qual o Sr. Presidente da Câmara confiou a tarefa de zeladora deste magnífico espaço verde.

Enquanto presidente das juntas da cidade de Vizela honra-me sobremaneira, a mim, à minha equipa, e calculo que a todos os vizelenses, o facto de ter sido escolhido o 5 de agosto para evocar, com esta soberba Praça, a Revolução dos Cravos num espaço que a breve trecho estará marejado de cravos e outras flores naturais;  num espaço onde fazendo juz ao seu nome de Parque das Termas, a água termal, ou água sulfurosa, com inúmeras nascentes neste subsolo, passa a desaguar aqui em dois enormes tanques que são já um grande atrativo e fonte de história de quantos, cada vez em maior número, nos visitam. Bento haja!

Nunca é demais lembrar que os especialistas consideram as águas de Vizela como uma das melhores águas sulfúricas quentes de Portugal.
E nunca é demais lembrar que também foi o Sr. Presidente da Câmara que operou a grande intervenção no chamdo monte do Parque das Termas, um elevado emaranhado de eucaliptos, lixo e inertes de décadas que foi transformado numa aprazível espaço de lazer.

Muito haveria para dizer, Senhor Presidente, porém a obra, a fauna, a natureza a história tudo o que tem sido feito fala por si e por todos.
Brevemente aqui estaremos para inaugurar em definitivo toda a requalificação do Parque que sem qualquer dúvida ficará mais atraente, mais aprazível e mais seguro para todos os cidadãos que não dispensam esta pérola da nossa amada cidade.
Muito obrigado por tudo Sr. Presidente.”